Monday, June 29, 2009

Panoias: estacionamento enriquece o adro




Com cerca de quatrocentas famílias, a paróquia de Panoias está em festa hoje com a celebração da comunhão solene para treze crianças, num dos momentos altos da vida ao longo do ano pastoral assinalado recentemente também pela visita que o Bispo auxiliar de Braga fez a esta comunidade.

Ainda com as marcas da acção evangelizadora e promotora da dignidade humana que foi desenvolvida pelo Padre Mesquita, através da sua "universidade", Panoias também deixou de ser uma freguesia que ficava "fora de mão" para quem circulava nas principais vias do concelho de Braga embora se debata hoje com a escassez de terrenos para a construção de habitações para fixar os mais jovens. Não é esta a única razão, mas a diminuição de casamentos e de baptismos em Panoias nos últimos sete anos é também um testemunho desta situação que traduz um empobrecimento da comunidade que coloca em causa o seu crescimento.

O padre José Figueiredo dá-se conta de "um êxodo grande dos mais novos porque não se constroem casas novas" o que ajuda a explicar que. por exemplo, dos 23 baptismos celebrados em 2001 haja uma queda para oito baptismos em 2007. Esta queda não tem paralelo com o que se passa em outras freguesias onde o padre José Figueiredo de Sousa presta serviço, onde o ritmo se mantém, como é o caso de Parada de Tibães.

Pelo seu território ainda se vislumbram algumas quintas agrícolas, mas grande parte da agricultura que ainda se faz é de simples sobrevivência, até porque a maioria da sua população ganha o pão através do trabalho nas empresas têxteis, em pequenas empresas e nos serviços municipais e públicos.




A sua sala de visitas, ou seja o adro da Igreja, vai entrar em obras que profunda remodelação, aproveitando a cedência de uma parte do passal da paróquia para espaço de estacionamento, que está já em execução, num projecto desenvolvido pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal.

Depois do parque de estacionamento, com pequenos espaços para jardim, será feito o arranjo urbanístico do adro, aproveitando a oportunidade das obras para ampliar o cemitério. Trata-se de um investimento público que a comunidade paroquial merece depois do que fez até agora para ampliar a Igreja matriz, em 2002, renová-la nos telhados da nave principal e colocando um tecto novo. No ano de 2006 foi colocado um soalho novo e reconstruído o coro alindado com um novo pára-vento que transformou a Igreja "num templo aconchegado e acolhedor".
Pela frente, a comunidade panoiense tem agora a tarefa de cuidar da talha dos altares, quer o altar-mor quer os laterais, de modo a salvaguardar aquela riqueza existente.

O património da comunidade inclui ainda a residência paroquial transformada para acolher salas para a catequese, uma pequena biblioteca doada pelo padre Mesquita, permitindo algumas condições para as aulas de catequese e instalação do cartório paroquial, além de uma pequeno salão.

A catequese envolve 150 crianças que frequentam os dez anos do catecismo, sob orientação de 17 catequistas. A estas coloca-se o desafio da formação pedagógica e doutrinária para que consigam responder às dúvidas e perguntas que as crianças fazem.

A catequese é agora uma tarefa muito exigente para os catequistas cujas crianças vêm da Escola em contraponto de valores e ensinamentos, ou seja, "os valores da escola não coincidem com os do Evangelho e aos catequistas é-lhes pedido (ou exigido?) capacidade para saberem dar as respostas a este conflito de valores e de conceitos" — refere o padre José Figueiredo que serve esta comunidade há quase três anos.

Para isso, os catequistas têm de dedicar mais tempo à preparação da catequese, ser dotados de ferramentas pedagógicas e segurança bíblica, o que se torna difícil para uma grande maioria, por falta de tempo para frequentarem acções de formação e preparação. As pessoas têm hoje as suas vidas muito ocupadas e não sobra tempo para a preparação e acções de formação.

Durante a catequese, as crianças têm uma celebração Eucarística para elas, aos sábados, às 18 horas, culminando a tarde de catequese para os mais novos, uma vez que os mais crescidos têm catequese às sextas-feiras ao fim do dia. A Missa permite também introduzir e familiarizar as crianças com a Liturgia, uma vez que são elas quem faz as leituras.

Para os mais novos, existe em Panoias um grupo de jovens que prepara a Via-Sacra na Terça-feira da Semana Santa, a partir da Legião de Maria, com adolescentes e jovens, que não está enquadrado em qualquer movimento de jovens. O padre José Figueiredo de Sousa recorda a tentativa de avançar com um "grupo mais estruturado nos Jovens em Caminhada mas a adesão não foi estimulante para continuar", mesmo com o apoio de um grupo de Jovens de Padim da Graça. Em tempos que lá vão existiu na paróquia um Grupo Coral de Jovens que também acabou, o mesmo se dizendo do Agrupamento de Escuteiros do tempo do padre Mesquita.

As celebrações dominicais são animadas pelo Grupo Coral, com cerca de 30 elementos, apesar não ter organista próximo. O organista vem da freguesia de Dume mas não pode estar nas celebrações todas nem dar apoio às Missas das Catequese.

No que se refere a Confrarias, Panoias possui a Confraria do Santíssimo Sacramento, da Senhora da Purificação e da Senhora dos Aflitos. A Confraria da Senhora da Purificação celebra a festa no dia 2 de Fevereiro, mas a devoção mais dinamizada em Panoias é a S. Vicente no último Domingo de Janeiro, com Missa Solene e pregação à tarde.

A padroeira de Panoias é a Senhora da Assunção, a 15 de Agosto, e constitui a grande festa da paróquia, destacando-se a Procissão da tarde com muitos andores e muitos figurados, a qual, saindo da Igreja, percorre várias ruas da freguesia (Escola, Pontezinha, Boucinha, Souto) e regressa à Igreja, acompanhada de banda de música, com ranchos. A festa é preparada ao longo do ano coma realização de bazares para angariar receitas.

A festa tem um momento alto no dia 14, com Procissão de Velas e arraial nocturno que vai pela noite dentro. "É uma festa muito participada" - reconhece o padre José Figueiredo.

O presépio movimentado de Natal deixou de ter condições espaciais para ser feito e foi um projecto abandonado mas a Páscoa continua a ser celebrada com o compasso de três cruzes que fazem, nas calmas, a visita pascal, dada a concentração de habitações e planura da paróquia.

Em Panoias, mas mais ligada à Junta de Freguesia, existe uma Associação de Reformados que organiza algumas festas e passeios, bem como convívios, para os quais o pároco é convidado e participa sempre que pode.

No entanto, o destaque vai para um grupo de oração que se reúne às sextas-feiras para rezar, reflectir e ler as Escrituras, bem como adorar o Santíssimo sacramento. O padre José Figueiredo de Sousa destaca o carinho das senhoras que, num gesto voluntário permanente, cuidam do embelezamento e limpeza da Igreja Paroquial, todos os sábados de manhã e"fazem-nos muito bem".


UM CRUZEIRO NUM MARCO

. O Cruzeiro de Panóias é quase único: a cruz encaixa-se num pedaço de um marco miliário, para ali levado há muitas décadas. Existe outro semelhante em Terras de Bouro, na freguesia de S. João do Campo.

O povo ainda falava de um monumento pré-histórico, alusivo às divindades da fecundidade mas quando alguém conseguiu decifrar as letras que a pedra tem inscritas em relevo, ficaram dissipadas as dúvidas: é um pedaço de um marco miliário que talvez tenha sido trazido da estrada romana de Braga em direcção a Prado até Astorga, que passava em S. Paio de Merelim.

Foi Albano Belino quem conseguiu ler o que diz no marco miliário, plantado ao contrário, aguçado em cima para destacar mais a cruz. Lá está escrito: DD NN VALENTINIANO E VALENTI FORTISSIMIS PRINCIPIBUS SEMP AUGUSTUS. Esta é a inscrição mais recente porque a mais antiga, do tempo do imperador Tibério, reza o seguinte: VIII CONSUL, V, TRIB, POTEST, XXXIV BRACARAUG.

No comments:

Post a Comment