Tuesday, June 23, 2009

Braga: sardinhada "puxa a brasa" ao novo Centro Social de Crespos



A paróquia de Santa Eulália de Crespos, nas margens do Cavado, concentra todos os seus esforços na conclusão do Centro Social dinamizando iniciativas de angariação de verbas, depois de realizadas as festas das comunhões e encerramento da catequese. Agora, o momento alto que vai agitar a comunidade residente e emigrante é uma sardinhada no primeiro Domingo de Agosto, como mais uma etapa para conseguir reunir oitenta mil euros que faltam para pagar as obras em curso.

Esta fase das obras constitui também uma das dores de cabeça do padre Luís Miguel Pereira que é o pároco desta comunidade com cerca de 350 famílias que se vivem em boa parte do campo, do trabalho nas indústrias e nos serviços na cidade e dá sinais de crescimento, a avaliar pelo número de crianças baptizadas.

Numa freguesia onde não se nota grande pressão do desemprego, uma vez que as empresas que a circundam se têm aguentado, o pároco nota que "os jovens que procuram o primeiro emprego são quem tem mais dificuldades. A crise não passou ao nosso lado mas não podemos dizer que seja um panorama dramático" e existe uma certa diversificação no trabalho que as famílias procuram.

"É uma paróquia que está a crescer, com as novas urbanizações, fixando os seus jovens, a natalidade em crescendo e com cerca de cem crianças na catequese" - destaca o pároco que quer ver entrar em funcionamento o centro social até ao fim deste ano.

"O Centro Social concentra agora as nossas energias e a obra está a ir bastante bem. No começo de Agosto vamos realizar uma sardinhada com os nossos emigrantes" que podem ver já a obra no site que o Centro Social possui na Net (www.centrosocialcrespos.com). Em Dezembro estará a funcionar e esperamos que a cozinha seja instalada em Setembro ou Outubro porque estamos já na instalação das especialidades de energia, gás, pichelaria e a cobertura está concluída.

Na próxima semana começam os trabalhos de alvenaria e esperamos que a Câmara Municipal vai comparticipar os arranjos exteriores. "Até fim de Agosto fica tudo pronto no que se refere à instalação das especialidades" — diz-nos o padre Luís Miguel Pereira.



A actividade pastoral propriamente dita começa com uma catequese estruturada nos dez catecismos para as cem crianças orientadas por onze catequistas cuja actividade culminou há agumas semanas com a celebração da Primeira Comuunhão para doze crianças e a comunhão solene para oito, para além de um passeio às terras de Basto.

Na recente visita pastoral, em 10 de Maio, foram crismados onze jovens. A catequese foi animada ao longo do ano com as iniciativas desenvolvidas no âmbito da zona pastoral, com celebração do início do ano, uma Quaresma pautada por S. Paulo com a sua mensagem e as viagens missionárias e a as celebrações do Dia do Pai e da Mãe em que as crianças brindaram os seus progenitores com pequenas lembranças executadas na catequese.

Poderoso é o Grupo de Escuteiros com os seus 60 adolescentes e jovens que participa nas iniciativas e celebrações da paróquia, como são o mês de Maio, a peregrinação ao Sameiro, a animação musical de uma eucaristia mensal, o encerramento do compasso pascal, a reza do Terço em Maio, por secções, e procissão final, a realização da Via-Sacra em Sexta-feira santa (entre a Igreja e a Capela do Enchido), para além de um "grupo coral jeitoso" — destaca o padre Luís Miguel.

No que se refere a grupos corais, a paróquia de Crespos possui o Coro adulto, com cerca de 20 elementos ensaiado pelo artífice de arte sacra João que se prepara para a realização do seu convívio anual, em Julho — que anima as Eucaristias de Domingo, e também um Grupo Juvenil, com cerca de trinta vozes, ensaiado pela coordenadora da catequese, Elisabete, que anima três Eucaristias mensais, aos sábados. É um grupo formado a partir das crianças da Catequese.

Os adultos participam na vida e actividades das quatro Confrarias existentes em Crespos, a começar pela Confraria das Almas, com o seu jubileu no quarto Domingo de Novembro (com confissões, Eucaristia e canto de laudes), prosseguindo com a de Nossa Senhora do Rosário, com a sua festa em Outubro e apoio à reza do terço no mês de Maio.

A Confraria do Santíssimo Sacramento responsabiliza~-se pela organização do Lausperene, em Abril, bem como dinamiza a Procissão de Passos, de dois em dois anos, no quinto domingo da Quaresma. Esta procissão realizava-se de quatro em quatro anos antigamente. Sai da Igreja e percorre diversos lugares da Freguesia onde são instalados quadros da Via-Sacra, com encenação da Paixão, anúncios da Verónica, Sermão do Encontro junto à Capela de Santo Amaro e regressa á Igreja paroquial. É um momento de grande participação da comunidade e o padre Luís Pereira não esquece uma palavra de especial apreço para as zeladoras no arranjo, ornamentação e limpeza da igreja paroquial e dos objectos de culto pois "são muito cuidadosas e dedicadas".

Finalmente, a Confraria dos Passos que tem a sede na Capela do Padrão (a precisar de restauro dadas as infiltrações de humidade), unto à estrada nacional.

O S. Amaro constitui o ex-libris festivo da paróquia de Crespos, numa acção do Conselho Económico que decorre em 15 de Janeiro e no fim-de-semana a seguir, envolvendo duas capelas, a de S. Amaro novo e a de S. Amaro velho, em que "o povo anda de uma capela para a outra, venerando assim o discípulo de S. Bento (Amaro novo) e o abade de França (Amaro velho). A Capela de S. Amaro novo foi construída com as pedras da Capela de S. Miguel-o-Anjo, nas margens do Cávado e pertence à paróquia, ao passo que a Capela de S. Amaro velho é particular.

Festa importante é a da padroeira, a mártir Santa Eulália, celebrada no terceiro Domingo de Agosto, com arraial popular e lembrada no seu dia litúrgico, a 10 de Dezembro, com Missa solenizada.

No que se refere a tradições religiosas, o compasso realiza-se com três cruzes em que os mordomos se oferecem para esta tarefa — existem candidatos para os próximos anos — e recebem a Cruz no dia do pentecostes. No fim do dia, as cruzes recolhem junto à Capela do Padrão e seguem em procissão até à Igreja paroquial, onde é celebrada missa festiva.

No que se refere ao património da Paróquia, além da Igreja paroquial, bem conservada, a comunidade possui as Capelas de S. Amaro (novo) e do padrão, uma residência paroquial, cujo rés-do-chão é aproveitado para salas de catequese e um salão onde são desenvolvidas reuniões e actividades culturais (podendo projectar filmes). No que se refere a investimentos, neste momento, a comunidade concentra todo o seu esforço de partilha no Centro social.

No comments:

Post a Comment