Saturday, November 7, 2009

Braga: Seminário Conciliar evoca 450 anos


Fundado por D. Frei Bartolomeu dos Mártires, o Seminário Conciliar de Braga celebra 450 anos da sua existência, no ano 2010 w o evento será celebrado não apenas numa perspectiva de evocação histórica, mas antes uma reflexão, com um congresso internacional sobre figura do Presbítero.

No congresso a realizar em Janeiro, no Auditório Vita, “teremos várias figuras de âmbito internacional que nos ajudam a apensar a figura do Presbítero, na Bíblia e na história, animada pela esperança e repensar novas formas que esta figura necessita para hoje” — revelou o reitor Vítor Novais.

Numa dimensão profética, o Congresso “ajudar-nos á olhar para a frente. À medida que o ano vai avançando teremos outras iniciativas como uma Assembleia do Clero, a celebração da Quinta Feira Santa, a evocação das grandes figuras que animaram e passaram por esta casa, um ciclo de cinema que vamos tendo desde há algum tempo”.

O padre Vitor Novais deseja que o Seminário seja um “pólo de animação do presbitério da Diocese”, convidando-os em cada mês para a presença de uma recolecção mensal, de modo a “pararmos e olharmos a nossa vida espiritual e sentirmos essência do nosso ministério, numa relação que cresce com o mundo quando a nossa relação cresce com Deus”.

Em termos de renovação dos imóveis, a preocupação central do Reitor reside na Igreja, na recuperação da talha dos altares e do órgãos de tubos.

O nosso órgão de tubos é outra das “nossas preocupações e estamos a fazer algumas diligências para que um dia este órgão de tubos possa ecoar, animar a vida celebrativa e animar culturalmente a nossa cidade” — conclui o padre Vitor Novais.


UM ARCIPRESTADO EM FOCO

Entretanto, começa hoje a Semana dos Seminários e no programa delineado para assinalar esta semana, o padre Vitor Novais destaca várias iniciativas para a celebrar de modo a “trazer as pessoas ao seminário e procurar levar o seminário às comunidades”.

Estamos com tudo preparado para ir até Barcelos, um arciprestado com muitas comunidades, gostávamos de ver nele um arciprestado sempre sensível a esta causa e procurar dinamizar esta interpelação aos jovens que habitam e vivem em Barcelos” — diz o Reitor do Seminário de Braga.

Não há uma escala, mas numa linha daquilo que “nos parece importante, olhar para uma realidade mais litoral, e próximo de Braga, acedemos a um pedido dos párocos de Barcelos. Na semana das Vocações iremos até Famalicão”.

Para além de dar a conhecer o seminário, “queremos sensibilizar e dar a conhecer às pessoas a nossa vida. Vamos à catequese e dizer que o Seminário continua a chamar a enviar. A catequese é uma oportunidade para perceber a escola que o Seminário tem de ser, onde se aprende a ser discípulo de Jesus e onde se preparam os apóstolos de hoje” — explica o padre Novais.

Depois da catequese, a semana passa também pelas celebrações da comunidade onde “iremos procurar dinamizar a Eucaristia com alguns momentos de maior sensibilização com testemunhos, mensagens e toda a interpelação que pode ser feita para viver esta semana amada pela Igreja que passa pelo seminário e está presente nas comunidades.


VIGÍLIAS E SARAU MUSICAL

Na quinta feira, às 21,30 na Igreja do Terço, há uma vigília vocacional, no dia seguinte outra vigília, no Seminário, em Braga, na Igreja de S. Paulo, para a qual foram convidados os padres de toda a diocese.

Depois, em Barcelos, a semana encerra com um musical S. Paulo, para dizer aos jovens daquele arciprestado que no seminário “ainda acreditamos que é possível viver animados pelo espírito de S. Paulo, um homem encontrado por Cristo nunca mais deixou de interpelar pessoas para este encontro com o Mestre”.

Este musical realiza-se no dia 20 no Centro Pastoral de Barcelinhos, às 21,15 horas, e “permite olhar a figura de Paulo para que ele nos inquiete e nos diga que em 2009 vale a pena ser pastor”. Trata-se de um musical com textos paulinos e outros originais, interpretado pelos alunos do Seminário de S.Pedro e S. Paulo.

No comments:

Post a Comment