Wednesday, October 14, 2009

Colégico D. Diogo de Sousa: talentos na Torre de Menagem



São sessenta quadros – número igual aos anos de existência do Colégio Dom Diogo de Sousa – que trinta alunos apresentam no Torre de Menagem até ao dia 18 deste mês e traduzem “Um olhar sobre os outros”, através dos uso de materiais diversos.

A exposição “enche” os três pisos daquele monumento medieval de Braga e resulta de um projecto desenvolvido na disciplina de Desenho, impulsionado pela prof. Bárbara Fonte, no qual participaram alunos do 10.º ao 12.º anos.

O Director do Colégio, na sessão inaugural, acompanhada de música e da recitação de um poema por Ana Gomes, agradeceu aos professores esta iniciativa que envolveu os alunos de Artes e alguns alunos antigos que já frequentam o ensino superior.

Naquele magnífico espaço, entre as 14,30 e as 18 horas, diariamente, podem ser apreciados trabalhos em Tinta da China, óleos, lápis de cor e carvão em que os alunos realizam a sua interpretação pessoal de diversos aspectos da figura humana.

Uns interpretaram obras de autores, outros traduziram em desenho fotografias célebres mas a maioria escolheu apresentar o seu olhar sobre a figura humana nas suas emoções, nos rostos, nas posições do corpo.

A mostra, pela sua qualidade e diversidade de “olhares” constitui uma fonte de inspiração para jovens bracarenses e outros alunos do Colégio D. Diogo de Sousa que pretendam seguir a carreira das artes.

Diogo Bessa e Joana Almeida explicaram aos convidados da sessão inauguram que a exposição está dividida em três grandes áreas: pintura, fotografia e desenho. Nos trabalhos, explica Diogo Bessa, “procuramos ver através dos outros, a partir de outros criadores e apresentar novas interpretações filtrados pelas nossas íntimas experiências”.





Joana Almeida sublinhou que esta mostra apresenta uma perspectiva de efectiva vivência e de partilha” através da qual “os alunos de artes contribuíram para a comemoração dos prestigiados 60 anos do Colégio”.

A maioria dos artistas não escondeu a sua alegria, face ao número de pessoas que aderiram à inauguração da exposição, porque não é todos os dias que têm a oportunidade de realizar uma exposição, ainda por cima num local tão emblemático para a cidade de Braga.



No comments:

Post a Comment