Saturday, May 30, 2009

Astronomia num minuto: 140 respostas para todos




Numa edição da Opera Omnia, acaba de ser lançada uma obra fundamental para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o universo, com o título "Astronomia num minuto — 140 perguntas e respostas", formuladas por João Vieira e Jorge Fonte como se fossem "aperitivos científicos" para saborear um "repasto maior, ou seja, o de aprofundar cada uma das temáticas".

Com uma capa sugestiva a convidar-nos a entrar no coração de uma galáxia, os leitores encontram respostas simples e directas a 140 perguntas mais comuns sobre o universo fascinante das estrelas, dos cometas, dos planetas, satélites e cometas, sempre acompanhadas de belas fotos, ao longo de 90 páginas que nos fazem viajar para além da nossa galáxia.


Os autores propõem-se, com esta obra da editora vimaranense de José Manuel Costa, falar de astronomia num minuto, o que se afigura difícil ou mesmo impossível face aos conhecimentos sedimentados ao longo de milhares de anos, desde Aristóteles a Copérnico, passando por Kepler, Galileu ou Newton, sem esquecer os avanços conseguidos nas últimas décadas. Mais complexo se torna se olharmos para um assunto que envolve escalas temporais cósmicas a começar pela idade do Universo com quase 14 mil milhões de anos, ou a idade do sol com cinco milhões de anos.

Como se vê, é um desafio a que João Vieira e Jorge Fonte — professores mestres em ensino de astronomia — procura responder tratando os assuntos "com interesse e para interesse de todos", sem esquecer a história da astronomia nem os seus actores, os astrónomos, deixando sementes que podem "frutificar em muitos, em particular nos mais jovens".

O livro assinala o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) e dá corpo à integração do Minho nessa imensa cadeia que é a maior rede de divulgação astronómica e científica que alguma vez se montou, num "esforço à escala planetária que envolve milhares de pessoas a trabalhar para levar a astronomia a milhões
" — conforme sublinha o coordenador nacional do AIA 2009, no prefácio deste livro.

"Astronomia num minuto" é uma compilação de textos jornalísticos e radiofónicos que cumpre o objectivo de divulgar a Astronomia de uma forma simples e eficaz" — assegura João Fernandes que destaca esta iniciativa da Sociedade Científica de Astronomia do Minho (Orion) classificada como "entidade marcante e importante na divulgação da ciência em Portugal, em particular no Norte do país".

Para os autores, João Vieira e Jorge Fonte, esta obra pretende ser um "manancial de informação e um suporte didáctico que, usado de forma correcta, se torna uma mais valia como ferramenta facilmente acessível e utilizável no ensino das ciências", tendo nascido para "dar resposta às questões que, nas actividades de Astronomia de Verão em em várias escolas, foram colocadas aos autores por alguns professores, alunos e outros curiosos do tema".

Para aqueles que acompanham diariamente as e missões da Rádio Antena Minho e as edições do jornal Correio do Minho, este livro não constitui uma surpresa mas é a confirmação da utilidade e do seu interesse, dada a linguagem simples que torna a imensidão do universo acessível a todos.

Para os outros, este livro dos dois professores do ensino secundário constitui uma bonita surpresa, quer pela qualidade da edição (traduzida no papel e nas fotografias) quer pelo alcance dos seus conteúdos, a começar pela imponente capa de Alexandre Fernandes sobre uma fotografia de uma galáxia, da Agência Espacial Europeia (ESA).



OS AUTORES

António Jorge Fonte é licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Minho e Mestre em ensino da Astronomia pela Universidade do Porto e participou já em diversas iniciativas do projecto Ciência Viva, para além de ter coordenado o projecto Astronomia na Internet.

Com João Vieira dirige a Sociedade Científica de Astronomia do Minho (ORION), com sede em Gualtar, Braga, participando em regulares acções de divulgação da astronomia nas escolas e na formação de professores nas áreas da Internet, Física e Astronomia.

João Paulo Vieira, professor e licenciado em arquitectura e dedica-se à astronomia desde 1985, tendo formado o Núcleo de Astronomia de Barcelinhos.

Desde 1998 é monitor do programa Astronomia no Verão, coordenou diversos programas "Ciência Viva" e em 200a concluiu o Mestrado em Ensino da Astronomia. É presidente da ORION e director do Observatório Astronómico de Gualtar, além de ser coordenador nacional do Kit do astrónomo para o AIA 2009 e ter escrito diversos artigos científicos e ser formador creditado nestas áreas.

A formação e exercício pedagógico destas matérias constitui outra das mais-valias desta obra.
A editora de José Manuel Costa (www.operaomnia.pt) tem optado pelo lançamento de escritores e autores minhotos, como Teófilo Carneiro, Fernando Pinheiro, Cláudio Lima, Alfredo Pimenta António Manuel Couto Viana, Camilo Castelo Branco e Pedro Seromenho.

No comments:

Post a Comment