Tuesday, July 5, 2011

Amartya Sen: um grito no deserto?



Na catadupa de notícias sobre PEC e crise da Líbia, um Doutoramento na Universidade de Coimbra, foi silenciado pela generalidade das televisões e só uma lhe deu direito a uma nota de rodapé, para contextualizar declarações do Alto-Comissário para os Refugiados das Nações Unidas.

É importante que se fale da situação da Líbia, mas é igualmente importante que se falasse do Doutoramento “Honoris Causa” do Prof. Amartya Sen.

Amartya Sen é um dos mais eminentes humanistas e cientistas da economia do Séc. XX e veremos se não o será também do séc. XXI, enquanto académico brilhante, comprometido com o Mundo.

Amartya Sen foi prémio Nobel da Economia em 1998 mas, mais importante são as razões que levaram à atribuição do prémio. Sen é na Academia quem, pelo seu pensamento, mais fez para a compreensão da pobreza, das desigualdades, do emprego e dos efeitos da sua existência para o exercício dos direitos humanos, da liberdade e da justiça.

Todas as suas obras constituem um marco, no avanço da ciência económica e do desenvolvimento humano. Para eles, os mercados não se auto regulam. Para terem um papel útil necessitam da intervenção da “política”. Como teve tanta razão na recente crise financeira! E no entanto, continua a ser desprezado.

O tão popularizado “Índice de Desenvolvimento Humano” tem origem nos trabalhos por ele promovidos no início dos anos 90: constituiu e constitui um critério que ainda não encontrou substituto, para avaliar o progresso humano, nos diferentes países.

Sen demonstra-nos que a ciência económica não é uma tecnocracia e ela só tem sentido se existir para dar resposta aos problemas de todas as pessoas e não apenas de algumas pessoas.

Como é possível? Só é possível num mundo que tenha a ética e a solidariedade como valores orientadores e não como valores subordinados.

Vale a pena incitar à leitura do seu livro “A Ideia de Justiça” (acabado de ser publicado em português). É que, na sua abordagem à justiça, marca um compasso ímpar para aqueles que lutam contra a injustiça por todo o mundo — comenta Philppe Van Parijs, da Universidade de Lovain

Sen demonstra toda a força do seu pensamento brilhante e juízo moral — acrescenta o Financial Times enquanto o Sunday Times afirma que este livro é “para quem gosta de discussões inteligentes longe de lugares comuns”.

O Jornal The Times define Sen como um dos grandes pensadores da nossa era.

Vejam o que estamos a perder, ignorando-o.

No comments:

Post a Comment