Wednesday, January 5, 2011

Cozinhar é uma forma de amar os outros



O Porto e Norte de Portugal vão mostrar uma das suas formas de amar quem os visitam até Junho, com os fins-de-semana gastronómicos que começam Domingo em Guimarães e em Montalegre: o bacalhau com broa e o cozido à barrosã a abrir com rabanadas e doce de abóbora a fechar.

A iniciativa foi apresentada no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães pelo presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal tendo como lançamento a frase “cozinhar é uma forma de amar os outros, além de outras coisas que não vêm nos livros”.

Numa sessão presidida por Amadeu Portilha, vereador do Turismo de Guimarães, estiveram presentes autarcas representativos dos 72 municípios aderentes (contra 60 em 2010) e cozinheiros, chefes de cozinha de alguns dos mil e cem restaurantes aderentes.

O programa dos fins-de-semana gastronómicos prolonga-se até 5 de Junho, passando pela quase totalidade dos concelhos a Norte do Douro, prolongando assim a iniciativa que se realizava na antiga Região de Turismo do Alto Minho.

Do cardápio fazem parte mais de 140 iguarias diferentes que constam da brochura ontem apresentada, onde, além do calendário, se descrevem as potencialidades turísticas de cada concelho e consta uma lista dos restaurantes aderentes em cada município.

“Queremos dizer ao país, ao mundo, aos vizinhos, aos galegos e aos de Castela e de Leão que não há muitas voltas a dar à cabeça para comer bem todos os fins-de-semana” — começou por lembrar Júlio Meirinhos, vice-presidente da ERTPN.

Júlio Merinhos destacou o elevadíssimo grau de satisfação — 93 por cento — dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal, para acreditar no sucesso deste programa em que “cada município há-de ter um motivo para captar visitantes pelo estômago e pela boca e as suas riquezas culturais e monumentais”.

Amadeu Portilha lembrou as características do turismo minhoto como a tradição, a descoberta, o degustar, o paladar, a cultura, o entretenimento, o sabor e o acolhimento das pessoas para se confessar confiante no sucesso deste programa.

Aludiu também à criação de 55 lojas turísticas inter-activas que são mais outro elemento inserido na estratégia de dinamização turística deste espaço regional.



O presidente da ERTPN não escondeu o optimismo com que olha para o futuro, porque é “um factor de sucesso, de crescimento económico”, revelando números recentes que apontam a Porto e Norte como a “única região de sucesso em 2010, no investimento, há 17 meses”.

A região “cresceu acima da média nacional em termos de receitas” e é apontada como uma das “dez soluções onde o país dá cartas” — numa citação ao trabalho do semanário Expresso.
Quanto aos fins-de-semna gastronómicos, Melchior Moreira sublinhou que há mais concelhos aderentes que podem ver os seus fluxos turísticos aumentados nas épocas baixas.

No comments:

Post a Comment