Saturday, September 12, 2009

Centro Cultural Sénior abre em Outubro


O Centro Cultural Sénior (CCS), uma instituição da Diocese de Braga, inicia a sua actividades no dia 1 de Outubro nas instalações do Seminário de Nossa Senhora da Conceição — confirmou o Cónego José Paulo Abreu.

Esta “universidade sénior” — como se pode chamar— quer dinamizar actividades sociais, culturais e educacionais em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto de aprendizagem ao longo da vida.

O CCS, adianta o Director do Museu Pio XII, foi criado para gerar interactividade com as pessoas, através de cursos, passeios, concursos e exposições, estimulando a participação das pessoas que já estão for a da vida profissional.

OS MÓDULOS DISPONÍVEIS

Esta instituição já tem abertas as inscrições até dia 25 deste mês para um curso em vários módulos sobre temas como o Evangelho de S. Lucas, história do Cristianismo, tecnologias da informação e comunicação, iniciação à fotografia e história da música.

As sessões decorrem às terças-feiras e quintas-feiras, ao princípio da tarde. Os interessados seleccionam o modulo que mais lhes convém ou interessa — explicou o Cón. José Paulo Abreu, da Comissão Instaladora do CCS, da qual fazem parte Castão Cerqueira, Irene Montenegro, Picas de Carvalho e Mário Mendonça.

A inscrição anual custa 150 euros, podendo ser paga no começo de cada semestre, subindo então para os 170 euros.

Prevenir
e combater isolamento

José Paulo Abreu acrescenta que o objectivo central do CCS consiste em promover “a formação integral dos inscritos incluindo a vertente espiritual”, bem como “oferecer um espaço organizado onde se possa conviver sã e construtivamente, num espírito de solidariedade e cooperação franca e amigável”.
Prevenir e combater o isolamento através de convívio e integração” e “proporcionar a frequência de aulas e ateliês onde as capacidades dos formandos possam ser alargadas a novas experiências, aprendendo e ensinando são outros objectivos desta Centro criado a pensar nas “pessoas que, vivendo mais, possam viver melhor”.

Primeiro semestre

No primeiro semestre, os alunos do Centro Cultural Sénior têm ao seu dispor as aulas sobre o Evangelista S. Lucas, às terças-feiras, às 14,30. Hora e meia depois, Nélson Rodrigues inicia os séniores nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

José Paulo Abreu abre as sessões de quinta-feira, às 14,3o horas, com a História do Cristianismo, seguindo-se a Iniciação à fotografia com José Mesquita

Segundo Semestre

No segundo Semestre, D. António Couto continua a desvendar o Evangelho de S. Lucas, às terças feiras, às 14,30 horas, enquanto Nélson Rodrigues prossegue com as Tecnologias de Informação.

A quinta-feira continua a abrir com a História do Cristianismo com José Paulo Abreu e fecha com a História da Música, orientada por Madalena Duarte, até às 17,30 horas.

No comments:

Post a Comment