Saturday, December 13, 2008

Jornalistas: conselhos de sobrevivência



1. Open your mind = Abre a tua mente. É tempo de acabar com ideias feitas, e abrir o coração e a inteligência para as múltiplas possibilidades dos novos media, sem medo mas com vontade de triunfar.

2. Aprende o “calão” da Net. Não sabes o que é um RSS? Precisas de sentir que és um aluno de uma lingual estrangeira. Para perceberes (comunicares) o que os outros falam.

3. Procura todos os dias. Vai a sites como Knight Digital Media Center, European Journalism Centre, Center for Innovation in College Media, College Media Advisers e outras plataformas que oferecem treino para jornalistas e estudantes.

4. Treina-te. Se pensas que não tens dinheiro ou tempo para investir no treino — navegar na NET, ler livros. Treina-te, fazendo perguntas ao teu computador, no www.google.com, para teres respostas sábias.

5. Investe em equipamento. Se queres ser um jornalista ou comunicador de primeira tens de possuir armas, a começar por um equipamento de gravação em várias plataformas. Todo o jornalista deve ter um gravador digital áudio, uma câmara digital de fotografia e até uma Câmara de vídeo.

6. Liga-te. É um acto de sobrevivência a presença dos jornalistas em muitos sites como LinkedIn, myspace, facebook, Wired Journalists, Twitter. Podes começar por alimentar um blogue pessoal

7. Coloca-te fora lá dentro. Para além da tua sala de redacção faz o teu trabalho de comunicador, colocando os teus trabalhos ou vídeos ou sons no teu blogue ou YouTube, ou flickr. Um possível emprego melhor pode ser detectado pelo motor Google.

8. Existes? — então cria. Se não tens uma página de Internet (Website) ou blogue, é hora de criares um.
Coloca aí as tuas fotos (depois de comprares a máquina!), os teus vídeos , as tuas histórias, as tuas opiniões. Mostra-te e mostra o que vales.

9. Olhos e ouvidos abertos. Com novo equipamento, software, aplicativos em vertiginosa evolução, as possibilidades melhoram a cada dia. Tens de estar de olhos e ouvidos abertos se queres sobreviver. Dá um salto de vez em quando ao Center for Innovation in College Media, Wired Journalists, Mindy McAdams, MediaStorm, Ryan Sholin, Multimedia Shooter, Rob Curley.

10. Nunca desesperes. Sim. Jornais e outros meios morreram mas não te pagam para fechares as tuas mãos. O jornalismo não está a morrer mas a mudar.

Lembra-te, todos os dias, que “Newspaper is news, not paper” (Rob Curley).

No comments:

Post a Comment