Saturday, April 23, 2011

Barcelos: Encourados renasce para a cultura


A acção de dois irmãos (o arq. Mário e eng. Sérgio Costa), em parceria com mais cinco Juntas de Freguesia de Barcelos está a transformar Encourados num pólo dinamizador de cultura erudita e popular. Agora foi a apresentação de um romance histórico que fala da freguesia e da recolha de canções tradicionais interpretadas por um grupo feminino.

O dia 16 de Abril foi grande para esta freguesia de Encourados, que contou com o apoio presencial da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, e começou com um roteiro paisagístico-literário com base no romance histórico de Arnaldo Gama “O Sargento-Mor de Vilar”.

Depois das 18 horas, na antiga escola primaria foi apresentado o livro “O Sargento Mor de Vilar”, numa reedição da Opera Omnia, com prefácio de Vale Figueiredo, um entusiasta da história das artes relacionadas com as invasões francesas. O romance de Arnaldo Gama retrata, com extremo rigor e fundamentação histórica, episódios das invasões de Soult, em 1810, vividos nestas freguesias de Barcelos (Bastuço, Airó, Areias de Vilar, Martim e Encourados).

O arq. Mário Esteves da Costa abriu a sessão de apresentação deste livro do “nosso primeiro romancista histórico” — com o escreveu Camilo Castelo Branco – dando a conhecer este projecto cultural e turístico que envolve as freguesias situadas nas fraldas da Serra de Airó e agradeceu o empenho que a vereadora da Câmara lhe tem dedicado.

A meta deste trabalho aponta para a criação de uma Associação cultural cujo embrião é um grupo de recolha e interpretação de antigas canções que acompanhavam os trabalhadores nas suas lides rurais. Mário Costa deu conta da recolha de umas 40 cantigas e algumas delas foram interpretadas ontem.

A elaboração de um roteiro literário e turístico através do livro de Arnaldo Gama envolve as freguesias num projecto de rentabilização dos recursos patrimoniais naturais e arquitectónicos.

Na sua intervenção, Armandina Saleiro considerou “este projecto muito interessante para esta área do concelho de Barcelos” e prometeu continuar a “apostar nesta área” agradecendo “o empenho e dedicação tão grande a este projecto que dinamiza parcerias com varas freguesias”.



O romance O Sargento-Mor de Vilar, de Arnaldo Gama, retrata as invasões francesas de 1809, conduzidas pelo general Soult no Norte do país, e a resistência do povo português. “Esta edição vem retirar a poeira que se abateu sobre Arnaldo Gama” — sustentou Valle Figueiredo que o definiu como “obra emblemática do romance histórico e da Guerra Peninsular”.

Em paralelo com “O Segredo do Abade”, localizado em Guimarães, este é um dos primeiros romances sobre as invasões francesas, cuja literatura inspira uma exposição ontem inaugurada apos a apresentação do livro.

Na exposição podem ver-se capas das principais obras literárias sobre este conflito, nas quais se vêem obras várias de Camilo, o primeiro a dar tratamento ficcional às invasões.

Valle Figueiredo recordou que “O Sargento Mor de Vilar” foi adaptado a teatro representado em reais de Vilar em 1972 mas já tinha sido estreado no princípio do século passado no Teatro Gil Vicente.

José Manuel Costa não escondeu a sua alegria por associar esta edição a "um roteiro turístico e cultural, uma vez que estamos perante uma obra que pode alimentar este projecto e “não merecia estar esquecida”.

No plano da intriga romanesca, a obra narra os amores atribulados, mas com final feliz, entre Luís Vasques, o jovem fidalgo de Encourados, e Camila de Vilalobos, a filha do Sargento-Mor de Vilar.
 Esta obra registou diversas edições ao longo do século XIX e também no século XX.

Oscar Lopes destaca a mais valia desta obra quando escreve que “a [sua] melhor obra é “O Sargento-mor de Vilar”. Arnaldo Gama destaca-se(…) como escrupuloso descritor do meio histórico onde situa os seus enredos”.

Arnaldo Gama foi, sem dúvida, o Autor que mais contribuiu para a difusão romanesca da Guerra Penínsular com o "Sargento-Mor de Vilar" (1863), que conheceu sucessivas edições, conquistando uma popularidade que o situa como o principal representante desta temática do Romance Histórico.

No comments:

Post a Comment