Friday, March 4, 2011

Semana Santa "aquece" Roma Portuguesa






«Oito concertos, um espectáculo de "ballet" e dez exposições. São estes os eventos culturais que integram o programa oficial da "Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga 2011", que abre na Quarta-feira de Cinzas, 9 de Março, e encerra no domingo de Páscoa, 24 de Abril.

O programa mantém intacto o seu cariz religioso, sendo que muitos dos actos religiosos podem também ser encarados como culturais, dependendo da intenção de quem neles participa.

O esforço da Comissão da Semana Santa em conter os gastos não beliscou o programa cultural que conta com o envolvimento de "forças vivas" da cidade. Dos oito concertos programados, o cónego Jorge Coutinho, presidente da Comissão da Semana Santa, destacou dois: o que acontece a 19 de Abril, na Sé, com o Coro da Sé Catedral do Porto, com orquestra e solistas; e o que se vai realizar, a 15 de Abril, na igreja de São Marcos, um Requiem de Mozart, pela Orquestra de Câmara do Distrito de Braga e Coro da Associação de Pais do Conservatório Calouste Gulbenkian.

O espectáculo de "ballet" acontece a 7 de Abril, no auditório Vita. Intitulado ‘Compasso’, é protagonizado por alunos do Colégio Teresiano de Braga.

Exposições em Braga e não só

Quanto a exposições, são dez as que se realizam no contexto da Semana Santa de Braga, nem todas nesta cidade. ‘Dos escombros à luz’, uma exposição alusiva à paixão e Páscoa, fica patente, de 9 de Março a 30 de Abril, no Museu Pio XII.

‘Paixão do barro’ decorre de 15 a 22 de Abril, no Tesouro-Museu da Sé de Braga. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva mostra, de 15 a 26 de Abril, a exposição de fotografias ‘A Semana Santa de Braga’.

De 8 a 30 de Abril, a Casa dos Crivos mostra ‘Relicários na História da Igreja’.

‘A alegria cristã tem as suas raízes com forma de Cruz’ é o título da exposição de pintura a óleo do artista Casanova, patente de 9 a 29 de Abril, no Convento de Montariol. Ainda em Braga, a Junta de São Vítor terá patente a mostra ‘Cristo Crucificado’.

Na ala lateral da Catedral de Tuy, na Galiza, estará patente a exposição ‘Procissão de Nossa Senhora da Burrinha... e do Povo de Deus’, uma mostra que reúne imagens dos fotógrafos bracarenses Sérgio Freitas e Nuno Veiga. Para ver de 12 a 29 de Abril.

Também fora de Braga, na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde, decorrerá uma exposição de fotografia de Carlos Ribeiro, intitulada ‘Alguns dos momentos importantes da Semana Santa de Braga’.

A estas há ainda a juntar a habitual exposição que o centro comercial Braga Parque promove e ainda uma mostra itinerante sobre a Semana Santa de Braga que irá passar por várias cidades portuguesas.

Programa religioso de 16 a 24 de Abril

É com a trasladação da imagem do Senhor dos Passos da Igreja de Santa Cruz para a Igreja do Seminário que se iniciam as celebrações religiosas da Semana Santa de Braga, na noite de 16 de Abril.

No domingo de Ramos, dia 17, realiza-se a Bênção e Procissão dos Ramos e a Procissão dos Passos e Sermão do Encontro.

O cortejo bíblico ‘Vós Sereis o Meu Povo’/Procissão de Nossa Senhora da Burrinha está marcada para 20 de Abril, em São Vítor.

Na Quinta-feira Santa, dia 21 de Abril, destaque para a Missa Crismal e Bênção dos Santos Óleos e para a Procissão do Senhor ‘Ecce Homo’.

A Procissão do Enterro do Senhor é, como habitualmente, na Sexta-feira Santa.

No dia 24, celebra-se a Missa Solene do Domingo de Páscoa».

No comments:

Post a Comment