Monday, November 29, 2010

Emídio Ribeiro: “ponta esquerda” do Sp. Braga



A Câmara Municipal de Terras de Bouro foi oportuna ao fazer coincidir a celebração do Dia do Município com a homenagem ao prof. Emídio Ribeiro, um geresiano nascido há cem anos, cuja vida e obra são perpetuadas em livro da autoria de Elísio de Carvalho apresentado na passada quarta-feira. Ficamos a saber um pouco mais da vida deste vulto que foi “ponta esquerda” do Sp. Braga na sua juventude e na infância do Arsenal do Minho (1928 e anos seguintes).

Trata-se de uma edição de luxo patrocinada pela Câmara Municipal terrabourense e pela Ordem dos Médicos em que, ao longo de 140 páginas, palavras e imagens evocam o percurso de um “missionário” da psiquiatria pública.

Se para o Município de Terras de Bouro este é um dever, Emídio Ribeiro constitui uma honra para esta terra, uma vez que “dedicou a sua vida a melhorar a vida dos outros” – como escreve Joaquim Cracel, na apresentação do livro intitulado “Recordando o professor Emídio Ribeiro”. Este professor universitário e medico é definido pelo actual presidente da Câmara Municipal como um “expoente da simplicidade, da determinação, da Justiça, da seriedade e de altruísmo”.

Joaquim Cracel pede aos leitores desse livro que “a vida e obra do homenageado nos sirvam de orientação e de referência".

O presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos destaca as “elevadas qualidades intelectuais na vida académica e as invulgares qualidades no modo de dirigir e formar gerações de médicos”.

Emídio Ribeiro nasceu a 1 d Janeiro de 1910, no Geres (elevada a Vila em 1991), lugar da freguesia de Vilar da Veiga, Terras de Bouro, falecendo a 7 de Setembro de 1984.

Citando Miguel Torga, no sétimo volume do seu Diário, o autor da biografia de Emídio Ribeiro enquadra o seu nascimento nesses “certos lugares do mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte ªa sua grandeza e perfeição”.

O Livro é pretexto também para falar um pouco das riquezas de Vilar da Veiga e da sua envolvência paisagística e humana, no passado e no presente, ilustradas com muitas e belas fotografias a cores e a preto-e-branco e testemunhos de coevos de Emídio Ribeiro.

A Juventude do medico que nasceu há cem anos foi vivida em Braga para freqüentar o Liceu Sá de Miranda e jogar futebol no Sporting de Braga, como “ponta esquerda”, que abandonou quando se matriculou na Universidade do Porto para se licenciar em Medicina até que em 1936 inicia a carreira de docente universitário e prepara a tese de doutoramento sobre “Lipemia e colesterinemia nas afecções hepatobiliares” concluída em Madrid, em 1944.

Apos uma carreira dedicada ao ensino universitário na área da neurologia — da qual dão testemunho inúmeros especialistas portugueses e espanhóis — um cancro gástrico após um AVC em 1977 precipita a sua morte.

No comments:

Post a Comment