Saturday, January 31, 2009

Fecisco… um rusgueiro eterno



Se o seu falecimento passou injustamente despercebido, hoje, dia da missa de 7.º dia, é hora adequada para saldar uma dívida para com um ilustre bracarense; chama-se José Teixeira Gomes Machado mais conhecido como o “Fecisco”.

A ele e a Gaspar maleiro se deve a fundação da Rusga de S. Vicente de Braga, um dos mais antigos e dinâmicos baluartes da preservação e divulgação das tradições rurais de Braga.

Nascido a 30 de Outubro de 1931 em S. Vítor, corria o ano de 1965, alguns dias antes dos tradicionais festejos de São João na Ponte, o “Fecisco” tem a ideia de criar uma rusga para animar a sua participação nas festas da cidade.

Juntamente com o seu amigo Gaspar “Maleiro”, numa das suas cavaqueiras, recordam velhos tempos, as festas e romarias de antigamente: perceberam que elas perdiam qualidade e popularidade de ano para ano, minguando as Rusgas das freguesias do concelho.

Para contrariar o definhar de um dos momentos mais vivos e aguardados dos festejos sãojoaninos — o desfile rusgueiro— , organizam uma Rusga, em 1965 com o propósito de ir comer o merendeiro ao terreiro do S. João da Ponte.

Um dístico, depois um arco transportado por um casal de jovens, seguido de moças com os seus trajes de romaria e alguns pares de dançadores, com a tocata e as mulheres cantadeiras. Estava constituída a Rusga que Fecisco ampliou ao longo de 44 anos, trajada à moda camponesa de finais do século XIX, envergando os exemplares mais emblemáticos do Baixo Minho.

Elas e eles vestem trajes de trabalho e de festa ou domingueiro, merecendo especial destaque dentre estes os trajes de casal de noivos, graças à sua incomparável riqueza e beleza.

Fecisco deixa aos actuais membros da Rusga uma riquíssima herança traduzida na participação em inúmeros festivais, congressos, romarias e outros encontros festivos, levando o seu vasto repertório de danças e cantares a todas as regiões do país e da Europa.

Sete dias após a sua morte, o Fecisco continua no imaginário da cidade que o viu nascer e os bracarenses devem guardar a memória de um homem folgazão, com uma voz ímpar para cantar os malhões, as chulas e os viras.
Acima destes talentos, Fecisco animou a sua Rusga de uma paixão sem limite pela sua cidade, as suas tradições e o seu património, através de mais de 30 saraus culturais.

Onze anos após ter sido agraciado pela Câmara Municipal de Braga, com a Medalha de Mérito Municipal, Fecisco partiu mas ele é a personificação da rusga: continuará a ir, a fazer e a regressar connosco das festas.

É um rusgueiro eterno.

No comments:

Post a Comment