Monday, September 2, 2013

Pousada: o decano dos autarcas


Joaquim Gonçalves, presidente da Junta de Pousada é o decano dos autarcas de Braga que este Domingo foram alvo de uma homenagem no âmbito da Feira das 62 Freguesias.

Com dez mandatos quase concluídos, Joaquim Ribeiro Gonçalves é a personificação da simplicidade no exercício do poder e o rosto da persistência na defesa dos interesses da sua população. De perto acompanham-no João Dias Pereira (Frossos) e João Dias Gomes (Arcos S. Paio), com nove vitórias eleitorais.

Podem discutir-se as suas ideias, mas a forma como se dedica à sua terra (com idas quase diárias aos serviços municipais para resolver problemas dos seus conterrâneos e da sua autarquia) é de uma beleza singular.

Ele é o rosto ímpar do poder local democrático desde o 25 de Abril numa terra simbolizada pelos cachos de uvas espiga de milho, imagens da produção vinícola e do cultivo do milho.

Joaquim Gonçalves é, qual ponte de Proselo, ex-libris da freguesia, de estilo românico, um dos mais belos monumentos humanos de Pousada, nas margens do Rio Cávado, que banha a freguesia. De acordo com a lenda local, esta ponte foi construída para conquistar as terras da outra margem do rio, pelos homens numa única noite, com pedras trazidas pelas mulheres que vinham de Terras de Bouro, a cerca de 30 quilómetros da zona.

Numa freguesia com vários locais de interesse turístico - Quinta de Lages, Casa da Pereira e Ponte do Porto – não foi acompanhado por outros poderes na requalificação do enorme património construído que testemunha tempos de riqueza e abundância nos séculos XVII e XVIII.

A Igreja Paroquial, as Capelas de Nª. Sra. de Fátima e de Sto. António testemunham a religiosidade de um povo que festeja S. Paio e celebra a Senhora de Fátima num belo templo moderno com escadório enriquecido de belos azulejos pintados. 

A Capela de Srª. de Fátima (no lugar da Gregoça, foi doada à freguesia por D. Maria Irene da Silva Araújo, esposa do Dr. Francisco Salgado Zenha). É a menina dos olhos do autarca que gere Pousada há 37 anos.

As Quintas de Além, da Pena e de Lages, Casa de Sampaio, Ponte do Porto ou de Proselo e Vinha de Lages (Castro Agrícola) são exemplos dessa abundância em séculos passados e de iminente ruína após abandono nas últimas décadas pelos seus proprietários.
A casa de Lages é um solar setecentista. No século XVI era foreira da igreja de Pousada, passando em 1595 a pagar foro ao Convento do Pópulo.

A sua fachada actual foi mandada construir no primeiro quartel do século XVIII por Francisco do Vale Araújo, Familiar do Santo Ofício. Era último senhor o Eng. Amadeu de Sá Menezes, quarto neto deste último.

A casa tem salas com paredes e tectos pintados (em tela ou fresco) e possui uma Capela datada de 1725, com um belíssimo altar barroco.

Da Casa da Pena, frente à sede da Junta, foi seu primeiro senhor D. João Nunes de Cerveira, no século XII, filho de D. Nuno Soares Velho, cavaleiro medieval do Reino.



Ao longo dos dez mandatos, Joaquim Ribeiro Gonçalves deixa uma freguesia dotada de Sede da Junta (com apoio social e salão de festas), Jardim de Infância (2 salas), Escola Básica do 1.º Ciclo (3 salas e cantina) e Polidesportivo.

Na sede da Junta é prestado Serviço de Enfermagem quinzenal, à 5ª feira, e uma carrinha presta apoio às crianças e associações da freguesia.

Dos grandes melhoramentos, para além de uma extensa rede viária, abastecimento de água e saneamento, o alargamento, pavimentação e colocação de colectores de águas pluviais na Rua de Além, requalificação da sede da Junta de Freguesia e da Escola Básica do 1.º Ciclo, drenagem de esgotos, estação elevatória e conduta elevatória com ligação à E.T.A.R. de Crespos e colocação de antenas para acesso gratuito ao serviço de internet sem fios, em qualquer ponto da freguesia constituem a herança de um autarca requintado.

Com quase 500 habitantes, Pousada vai ser agregada a Crespos, por força da prepotente reforma administrativa do território.